A Serra da Gardunha, que dá o nome a este quarto, é a nossa Serra, a nossa fonte de água e de vida, numa palavra: a nossa casa. E é também este o espírito deste quarto que, tal como a própria serra, não sendo o maior, é simultaneamente grande e muitíssimo acolhedor.
Classificada como paisagem protegida regional e parte integrante da Rede Natura 2000, a Serra da Gardunha é guardiã de biodiversidade e de paisagens únicas, que podem ser facilmente observadas e vividas nos mais de 350 Km de percursos pedestres e de 450 Km de percursos de BTT que nos oferece. Mas é também desta função de guardiã que, segundo rezam as lendas, a nossa serra guarda o seu nome desde tempos imemoriais: o nome Gardunha vem dos que “guardam a Idanha”. A Idanha foi capital da antiga Egitânia, do período romano, e em períodos de guerra os seus habitantes viriam procurar refúgio aqui na Gardunha.
Hoje a Serra da Gardunha é conhecida como o Solar da Cereja do Fundão e nós, na Quinta da Porta, temos muita honra de, através dos nossos cerejais, integrar esta marca tão reconhecida no nosso país.
Dominado pelas paredes centenárias, de pedra de granito, este quarto está pronto para o acolher muito confortavelmente e ser a sua casa durante a sua estadia na Gardunha. O quarto está dotado de uma zona de dormir e uma zona de estar, com acesso directo para os jardins históricos da Quinta da Porta.
Quarto duplo superior (39 m2)